' Blog da fortec !

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Em uma republica presidencialista o presidente é a autoridade máxima do poder executivo e da republica,
cabendo a ele as tarefas de Chefe de estado e o Chefe de governo. Nas repúblicas parlamentaristas cabe a ele apenas a Chefia de Estado
No Brasil, para que um cidadão possa concorrer ao cargo de Presidente deve ser brasileiro nato, ter no mínimo 35 anos, ter o pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, ter domicilio eleitoral no Brasil e estar filiado a algum partido político.
Neste ano os principais candidatos a presidente são: José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) , Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
José Serra:
Dilma Rousseff:
Marina Silva: 
Plínio de Arruda Sampaio:

O Senado Federal é o representante dos estados no Congresso Nacional do Brasil. Foi criado junto com a primeira constituição do Império, outorgada em 1824. O Senado brasileiro foi inspirado na Câmara dos Lordes da Grã-Bretanha, mas com a Proclamação da República foi adotado um modelo semelhante ao  Senado dos Estados Unidos.
Atualmente o Senado Federal possui aproximadamente 81 senadores, eleitos para mandatos de oito anos.


Deputado federal é o representante eleito para a Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil. De acordo com a Constituição federal do Brasil de 1988, é o representante nacional popular. O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições.
Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição).


Os deputados estaduais tem a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.
O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições

Governador é o cargo político que representa o poder executivo na esfera dos Estados e do Distrito Federal. É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. O governador do Distrito Federal, por ser um caso singular (município neutro), exerce certas funções que são cabíveis ao prefeito.

Depois de saber pra que serve cada cargo, Análise e pense direitinho antes de votar, vote consciente, pois nos somos o futuro desse País, temos que pensar pra fazer a coisa certa. ;*

2 comentários:

  1. è bom saber quais as funções cara político tem ...

    boa inicitiava pelo blog..

    parabens

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii a matéria.
    Estou gostando de ver!
    Bjooos
    Profª Larissa (sociologia)

    ResponderExcluir